quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Situações iguais com resultados diferentes.

      A votação para o aumento de vereadores apresentou resultados diferentes em duas das maiores cidades da região - Em Campo Mourão a proposta de elevar o número de vereadores de 10 para 13 foi aprovada com 06 votos a favor e 04 contrários. Já na cidade de maringá, que conta atualmente com 15 vereadores, a proposta para aumentar de 15 para 21 foi rejeitada por 11 votas contra e apenas quatro a favor.
       O que mais chama a atenção nesses dois casos, são as diferentes estratégias utilizadas pela sociedade civil organizada que com diferentes atuações, obtiveram resultados diversos para os dois casos.
       Em Campo Mourão, mesmo com 80% da população contrária, segundo pesquisa realizada pelo Observatório Social, a sociedade civil organizada pouco se mobilizou, ao contrário de Maringá, onde as entidades, clubes de serviço e demais organizações civis foram à luta, fazendo enorme pressão junto a Câmara Municipal. Como resultado, Maringá permanecerá com o atual número de vereadores enquanto Campo Mourão, a despeito da vontade da população, contará a partir da próxima eleição, com aumento de 03 parlamentares.
       O exercício pleno da democracia em uma sociedade civil organizada fica bastante evidenciado nos casos citados, vez que em Maringá, com a clara demonstração popular contrária ao aumento de vereadores, a vontade do povo prevaleceu, enquanto que em Campo Mourão, devido a falta de demonstração da insatisfação popular, acabou prevalecendo a vontade da minoria.
        Como diria o professor Marcilio Hubner (UEM), via de regra, somos cidadãos de terceira categoria e às vezes, quando nos mobilizamos e nos organizamos em prol de uma causa justa, estamos a caminho de nos tornarmos cidadãos de primeira categoria, como aconteceu em Maringá.
     
     
     

Nenhum comentário:

Postar um comentário