segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Segunda Chance


Desde o último sábado temos acompanhado o embate que envolve membros e ex membros da Câmara Municipal de nossa cidade. Como a briga já se tornou pública e todo mundo na cidade vem acompanhando através do jornal Enfoque e do programa Hora da Notícia, o tema já se transformou no assunto predileto das rodinhas que acontecem por toda a cidade.
      Cada nova informação acrescentada aos fatos já conhecidos sobre o assunto, faz crescer a indignação popular e volta a envolver a nossa casa de leis em mais um caso estarrecedor, que nada mais é que uma seqüência do já conhecido caso da "farra das diárias".
      As acusações lançadas pelo ex presidente da câmara contra a Vereadora Sandra são gravíssimas e mais uma vez, caso não se pronuncie a respeito e não interfira, coloca sob suspeição, a imparcialidade de nossos vereadores em casos de escândalo.
      É claro que por enquanto são somente acusações que carecem de serem comprovadas e que a acusada não pode ser simplesmente julgada diante da emoção popular que tais acusações provocam, mas podemos perceber claramente que não houve nenhuma reação por parte da própria câmara de Vereadores. Quem assistiu a última sessão saiu com a impressão que os demais vereadores ignoram completamente os acontecimentos divulgados pela imprensa e comentados por toda a sociedade local. Aliás, sobre a mesma vereadora ora acusada, a Câmara já teve a oportunidade de julgá-la, a exemplo do que ocorreu com o ex-vereador "Chico da Farmácia", quando ocorreu um pedido de cassação de mandato da mesma, pelo envolvimento no caso do desvio de diárias. Naquela oportunidade, o requerimento do pedido de cassação nem chegou a ser votado em plenário, tendo sido rejeitado pela comissão que examinou o caso, por dois votos contra um, inclusive, votos contrários de vereadores que também estavam envolvidos no mesmo escândalo.
      O fato deixou bastante arranhada a imagem da Câmara e causou revolta em grande parte da população, fazendo crescer a indignação e a repulsa em relação à atuação de nossos vereadores.
      Acontece que neste exato momento surge a grande oportunidade para que nossos vereadores consigam se redimir daquilo que a população acha ter sido um erro. Dizem que um raio não cai duas vezes no mesmo local, mas a prática suplanta a teoria. As acusações lançadas contra a vereadora trazem novamente à tona os acontecimentos que abalaram as estruturas e a credibilidade da casa de leis e oferece aos vereadores a grande oportunidade de corrigir possíveis erros cometidos num passado bem recente, visto haverem motivos mais do que suficientes para que os próprios vereadores peçam o afastamento da vereadora acusada e montem uma Comissão Especial de Inquérito para apurar, independente das providências jurídicas, os graves fatos denunciados. Repito! Apurar sem características de processo punitivo – que só deve acontecer caso venham a ser confirmadas as denuncias – mas com caráter investigativo, no sentido de levantar o que há de verdade ou que há de fantasia nos gravíssimos fatos denunciados pelo ex presidente da casa.
      Caso sejam confirmadas as denuncias anunciadas, o que se espera é que a câmara de uma verdadeira demonstração de imparcialidade, adotando todas as providências legais e regimentais necessárias que provavelmente deverá culminar com a cassação de mandato da legisladora. De outro lado, caso as denuncias não sejam comprovadas, até por conta do amplo direito de defesa da vereadora, que o denunciante venha a sofrer as sanções legais inerentes ao fato, respondendo inclusive perante a comunidade, com um amplo pedido público de desculpas.
      A nós, cidadãos e eleitores cabe acompanhar o desenrolar dos acontecimentos e cobrar dos responsáveis a ampla e completa apuração dos fatos, até que tudo se esclareça.
      O que esperamos de nossos legisladores é que aproveitem bem esta segunda chance para dar uma verdadeira demonstração de democracia e aproveitar para melhorar a imagem da casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário