quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Oscip volta a atacar.


Corre aí pela internet aquela historia do cara que foi preso por pescar alguns lambaris para alimentar a familia. Não sei se a história é verdadeira, mas, a segunda parte do texto, que fala a respeito do derramamento de óleo na baía de Guanabara e no Rio Iguaçu, sabemos ser verdadeira e bem conhecida. Para melhor compreensão segue o texto em seu inteiro teor:
“Paulo, 28 anos, casado com Sônia, grávida de 04 meses, desempregado há dois meses, sem ter o que comer em casa foi ao rio Piratuaba-SP a 5km de sua casa pescar para ter uma 'misturinha' com o arroz e feijão, pegou 900gr de lambari, e sem saber que era proibido a pesca, foi detido por dois dias, levou umas porradas. Um amigo pagou a fiança de R$ 280,00 para liberá-lo e terá que pagar ainda uma multa ao IBAMA de R$ 724,00. A sua mulher Sônia grávida de 04 meses, sem saber o que aconteceu com o marido que supostamente sumiu, ficou nervosa e passou mal, foi para o hospital e teve aborto espontâneo. Ao sair da detenção, Paulo recebe a noticia de que sua esposa estava no hospital e perdeu seu filho, pelos míseros peixes que ficaram apodrecendo no lixo da delegacia.
Quem poderá devolver o filho de Sônia e Paulo?
Henri Philippe Reichstul, de origem estrangeira, Presidente da PETROBRAS, responsável pelo derramamento de 1 milhão e 300 mil litros de óleo na Bahia da Guanabara. matando milhares de peixes e pássaros marinhos. Responsável, também, pelo derramamento de cerca de 4 milhões de litros de óleo no Rio Iguaçu, destruindo a flora e fauna e comprometendo o abastecimento de água em várias cidades da região. Crime contra a natureza, inafiançável.
Encontra-se em liberdade. Pode ser visto jantando nos melhores restaurantes do Rio e de Brasília”.
      Na época, pressionado, o figurão deixou a Presidência da Petrobras pela porta dos fundos. Em Agosto de 2005 O STF decidiu, acabar com a Ação Penal contra o Sr Henri Philippe Reichstul quando em julgamento da segunda turma os ministros acompanharam, à unanimidade, o voto do relator do processo, Gilmar Mendes, ao entender, diante dos fatos descritos na denúncia, que o ex-presidente da estatal não cometeu nenhum crime. Até aí tudo bem! Acontece que em maio deste ano este senhor foi “punido” com um cargo de conselheiro na recém criada Câmara de Políticas de gestão, desempenho e competitividade do Governo, voltando, portanto, ao Governo, pela porta da frente.
      Por aqui as coisas não são muito diferentes! Quem não se lembra da sigla ADAIG, Oscip de foi alvo de uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) na Câmara Municipal de Altônia em 2008, por estar, na época, cobrando taxas indevidas dos agricultores daquele Município, além de estar recebendo dinheiro público através de contrato celebrado com a Prefeitura daquele município. Em Engenheiro Beltrão, a alguns anos esta organização cometeu várias irregularidades, também com agricultores e deixou o município pela porta dos fundos. Agora, como se nada tivesse acontecido, a tal organização começa novamente a alçar vôos sobre nossas cabeças, trazendo preocupação para muitos, devido à sua forma irregular de atuação, como ficou constatado na conclusão da CEI da Câmara Municipal de Altônia e em sua última passagem por nosso Município.
      Achamos que mesmo com a total desconfiança da população, esta organização está voltando ao Município Ao que parece, alguém lhes abriu a porta da frente. Devemos estar atentos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário