quarta-feira, 16 de maio de 2012


DEMAGOGIA, PROMOÇÃO PESSOAL OU SINCERIDADE?

    A notícia de que o presidente da Câmara Municipal, Sr. Daniel Paro, encaminhou projeto de lei para redução dos salários dos vereadores do Município para R$ 700,00, em princípio parece ser uma ótima novidade para todos nós que lutamos pela transparência e pela seriedade na hora de lidar com o dinheiro público. Muita calma nessa hora! É preciso analisar com calma todos os pontos da questão, levantar algumas hipóteses e deixar que as pessoas tirem suas conclusões sem a paixão do impacto da notícia veiculada na Radio Master e no jornal Enfoque Regional. 
   Primeiro vamos colocar os pingos nos is e deixar claro que o Projeto de Lei, para ser aprovado precisa passar pelas comissões que podem ou não enviá-lo para votação em plenário; segundo, o Projeto de Lei só vale para a próxima gestão e não para a atual, com isso, os atuais vereadores continuarão a receber os mesmos salários que já vinham recebendo até 31 de dezembro deste ano; terceiro, já estamos no quinto mês do último ano da atual legislatura e indagamos o porque deste projeto não ter sido apresentado logo no primeiro ano do atual mandato ou logo que o Sr. Daniel assumiu a presidência  da casa?; quinto: quem pode nos garantir que o projeto, se aprovado na atual legislatura pra valer apenas na próxima, não seja alterado ou revogado logo no primeiro mês do próximo mandato?
   A população do município conhece muito bem os vereadores que tem e sabe que a maioria deles sobrevive do salário que recebe da câmara e que uma redução dos salários, da forma como foi proposto, vai deixar alguns deles em situação complicada. No entanto, os vereadores sabem também o poder que possuem e que com um novo mandato podem simplesmente votar um aumento de seus próprios salários, como vem acontecendo em diversas câmaras de vereadores da região, fazendo com que o polêmico projeto apresentado pelo atual Presidente da Câmara não venha a ter impacto algum na próxima legislatura.
   Colocados esses pontos para reflexão, vamos então deixar no ar algumas perguntas para as quais cada pessoa pode ter uma resposta diferente:
- A apresentação desse projeto polêmico às vésperas de uma nova eleição é um ato de boa intenção do vereador ou não passa de um ato demagógico para conseguir publicidade de graça através da imprensa, para tentar confundir a cabeça do eleitor?
- Será que não poderia haver a intenção de provocar a polêmica na certeza de que a maioria dos vereadores votarão contra o projeto e nesse caso o autor do projeto passe a utilizar esse fato em seu favor na próxima campanha eleitoral, jogando a população contra os demais vereadores?
- Se a intenção é economizar dinheiro, porque não votar o projeto para que o mesmo passe a valer a partir do próximo mês?
- O atual presidente da câmara possui credibilidade suficiente junto a população para que todos nós possamos acreditar em sua boa intenção?
   Como cidadão não posso deixar de enaltecer e elogiar a proposta mas acho que o Vereador está atrasado em três anos e meio em suas boas intenções e que fazer esse tipo de proposição às vésperas do início de uma campanha eleitoral e bem no final do atual mandato faz transparecer demagogia e oportunismo com intenção de buscar promoção pessoal.
   Há uma maneira fácil de provar que o vereador está realmente cheio de boas intenções. Já que ele propõe    um salário de R$ 700,00 para a próxima legislatura, poderia dar uma verdadeira demonstração de que sua proposta é séria, abrindo mão de seus salários atuais que ultrapassem o valor proposto no projeto de lei, ou seja, o que exceder esse valor o vereador destinaria em doação às entidades assistenciais do Município, autorizando em plena sessão plenária, através de documento redigido pela assessoria jurídica da Câmara, o repasse mensal do valor às entidades, até o final de seu mandato. Tenho certeza que além do agradecimento das entidades o vereador ganharia também a admiração da população e acabaria de vez com a dúvida das pessoas em relação ao caso tratar-se de demagogia eleitoreira, promoção pessoal ou sinceridade.
   Vamos aguardar o desfecho... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário