sábado, 11 de outubro de 2014

LIXO ELEITORAL

   Mais um período eleitoral se passa com a repetição das mesmas cenas de pleitos anteriores, primeiro a poluição visual e auditiva da propaganda de rua e, no final, o emporcalhamento das ruas, avenidas e seções eleitorais, com a descarga de todos os “santinhos” e materiais que restaram com os coordenadores de campanha e os cabos eleitorais de grande parte dos candidatos.
   O que restou nas ruas após o fechamento das urnas foi somente um montão de lixo que soma toneladas de papel desperdiçadas na farra das campanhas milionárias, principalmente dos candidatos a deputado, que brigaram voto a voto para tentar conseguir, na grande maioria dos casos, a reeleição, um vício no nosso sistema político que transformou cargos eletivos em negócios de família que passa de avô pra pai, de pai pra filho e de filho pra neto. Pior de tudo isso é que sabemos muito bem de onde sai o dinheiro para alimentar esse maldito processo que consome bilhões de reais, gastos pelos candidatos, que serão devidamente “recuperados” pelos eleitos com aquele “jeitinho brasileiro” que bem conhecemos.
   A corrupção em nosso país tem raízes fincadas no nosso sistema eleitoral ultrapassado, feito por encomenda para favorecer quem ocupa os cargos de poder, através de expedientes bem conhecidos do povo brasileiro, perpetuando assim a corrupção do sistema e os golpes aplicados sobre o dinheiro do povo.
   Exemplos disso não nos falta: o mensalão, o escândalo da Petrobras, os desvios trilionarios das obras da copa do mundo e as obras que consomem bilhões e nunca são concluídas.
   Finalmente o primeiro turno se foi e agora resta somente a luta entre os dois candidatos ao cargo maior da república que será travado especialmente no rádio e na TV, eliminando a maior parte do lixo e da poluição que ocupava nossas ruas.
  Felizmente o lixo das ruas pode ser recolhido e devidamente reciclado, eliminando assim o problema local, mas, o verdadeiro lixo produzido pelo nosso falido e desmoralizado sistema político vai ficar atrapalhando a nossa vida por longos quatro anos, uma vez que o verdadeiro lixo eleitoral que resultou das eleições vai estar em Curitiba, em Brasília e em todas as demais capitais brasileiras até as próximas eleições, um lixo chamado CLASSE POLÍTICA.

Autor: Francisco Ricci – Economista.(ARTIGO PUBLICADO NA COLUNA "OPINIÃO" DO JORNAL ENFOQUE REGIONAL DE 11/10;2014.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário