domingo, 24 de novembro de 2013

PRECONCEITO?

Ultimamente ando vendo e ouvindo coisas que não fazem nexo, não levam a nada, é irracional do ponto de vista humano e extrapola o sentido de “normalidade” das coisas. Vejo todo dia pessoas reclamando e gritando nas redes sociais, criticando o governo (mania de Brasileiro que vejo e ouço desde criancinha), descendo a ripa na Dilma, na turma do PT, nos figurões do Mensalão, debitando aos atuais governantes todas as desgraças acontecidas neste país, desde o descobrimento pelos Portugueses até os dias de hoje.
Um desses “radicais” que se diz anti PT, me contou o porquê de tanta ira. Ao que  parece a “raiva” acumulada durante esses 10 anos de governo petista tem a ver - com o excesso de carros no trânsito, que segundo ele, hoje qualquer mequetrefe consegue comprar um carro, desgraçando o trânsito e o sossego da classe média; Com o entupimento dos aeroportos, afinal, até porteiro de garagem consegue viajar de avião; Com a superlotação dos Shoppings Centers, que hoje é dominado pela ralé, quando antes era somente desfrutado pelas classes privilegiadas. Irrita o fato de que até catador de papel tenha computador e telefone celular, que as casas, mesmo as mais humildes estejam “entupidas” de eletro domésticos, eletrônicos e móveis de última geração; que qualquer assalariado consegue construir a sua própria casa de alvenaria; que mesmo nas favelas existem aparelhos de ar condicionado e conexões de internet, antes, privilégio de poucos. Segundo o sujeito, a sociedade virou um verdadeiro “horror”, um pandemônio, onde pobre pensa que virou gente e sem a menor cerimônia se atreve a freqüentar ambientes sociais e se “misturar” com gente de pedigree. Pior de tudo, vociferou o reclamante, eles estão em todos os lugares, nas lanchonetes, nos restaurantes chiques, nas pizzarias, nos bares, nos clubes, nos bailes e nos acontecimentos sociais. Já invadiram as universidades, antes só freqüentadas por quem “podia”, os Shoppings, os aeroportos, as vagas de estacionamento, as escolas particulares, os cursos de medicina, odontologia e direito, um verdadeiro “inferno na terra” segundo a visão do zangado cidadão. O cara foi mais longe ainda, me disse que odeia o Lula porque o cara prometeu em sua campanha que daria ao trabalhador Brasileiro o direito de ter pelo menos três refeições por dia e foi muito além disso. Desgraçadamente permitiu que essa “gentalha” melhorasse a renda, as condições de vida, de alimentação, de bens materiais, de saúde, de educação e permitiu que mudassem de classe e passassem a “invadir” o espaço das pessoas de classe e nível superior, um verdadeiro absurdo, segundo o reclamante chorão.
Diante de tantas explicações acabei ficando sem fôlego e decidi que “discutir” com um sujeito desses é o mesmo que tentar argumentar com uma porta, então decidi me calar e escrever esse artigo, que sei já de antemão, vai causar muita polêmica, porque a moda atual na mídia e nas redes sociais é criticar e “malhar” o PT.
Não sou nem de perto um aficionado do PT, na forma como o partido vem atuando, mas seria um imbecil se não reconhecesse que esses dez anos de governo PT mudaram a cara do nosso país, para desespero e frustração de seus críticos, que conta em sua composição a elite dominante, a imprensa e a grande mídia, que odeia qualquer ideia socialista e radicaliza quando o assunto é distribuição de renda e benefícios sociais.
E a corrupção? Ela existe, todos nós sabemos. Desde que os Portugueses aportaram em nossas praias, nossos governantes sempre deram um jeitinho de empurrar a sujeira para debaixo do tapete e os grandes escândalos conhecidos durante o era PSDB nunca foram apurados, o mensalão Tucano virou pó e os golpes das privatizações que foram aplicados à nação nunca foram investigados e todas as CPIs apontadas pelas oposições daquela época foram abafadas pelo governo, ao contrário do que vem acontecendo no período atual onde os grandes escândalos estão sendo desvendados, os envolvidos recebendo as punições e as leis sendo modificadas para dificultar as falcatruas.

            Enquanto as elites “esperneiam”, o “povão” vai ditando as novas regras do jogo na política Brasileira, como apontam as pesquisas de opinião, que indicam a atual governante como favoritíssima pra “faturar” mais uma, sem direito ao segundo turno. Quem viver verá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário